A Iveco anunciou o início de um programa de testes na Alemanha com o caminhão S-Way autônomo, dispensando a presença de um motorista na cabine. O objetivo é realizar um rigoroso processo de teste e validação, incluindo testes em circuitos fechados, validação de dados de estradas públicas e treinamento para os pilotos de segurança dos testes.
A segurança funcional do conceito de segurança para testes em vias públicas foi avaliada pela TÜV SÜD. Durante essa fase, serão coletados dados reais em estradas públicas, preparando o caminhão automatizado para produção e venda futura.
"A tecnologia de direção autônoma PlusDrive torna o transporte rodoviário mais seguro, fácil e sustentável. Além de reduzir o risco de acidentes, ela pode melhorar a economia de combustível, aumentar a retenção de motoristas e enfrentar a escassez de motoristas de caminhão na Europa", afirmou Marco Liccardo, Chefe de Tecnologia do Iveco Group.
Os testes serão ampliados para rodovias em diversos países europeus, como Áustria, França, Itália e Suíça, a fim de coletar dados reais em diferentes estradas e condições de direção.
"A parceria com a Plus tem avançado significativamente. Estamos orgulhosos do trabalho árduo das equipes Iveco e Plus para testar essa solução inovadora de direção autônoma em vias públicas. O PlusDrive já está sendo usado por grandes frotas para a entrega de cargas comerciais. Quanto mais rápido pudermos disponibilizar esse produto comercial para mais frotas, maior será o impacto alcançado", comentou Shawn Kerrigan, COO e cofundador da Plus.
Abaixo segue algumas vagas urgente para hoje